sexta-feira, 7 de outubro de 2011

UM OLHAR SOBRE A METODOLOGIA NO SALA DE EDUCADOR

O CEFAPRO de Barra do Garças, promoveu nos dias 06 e 07 de outubro "encontro de coordenadores da sede" onde se discutiu entre outras temáticas, a metodologia do projeto Sala de Educador - Formação Continuada em Serviço que é orientado e acompanhado pelo CEFAPRO de Mato Grosso. Neste encontro houve discussões entorno do processo metodológico de elaboração do projeto e desenvolvimento dos estudos na escola. Na metodologia da formação continuada estão presentes os conceitos, o entendimento de mundo, os valores e a ética profissional dos profissionais da educação, entendida aqui como o sentido que se dá à profissão. Trata-se da compreensão do todo no fazer dos profissionais, ou seja, de uma postura metodológica que considere a vida, o trabalho, as dificuldades, as dores e as ousadias dos profissionais.

SUGESTÃO DE METODOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO SALA DE EDUCADOR VISANDO A ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Profª Me. Formadora Maria Eugênia – Cefapro de BG.

METODOLOGIA para o estudo dos docentes

1º MOMENTO: Estudo da “teoria” – este momento poderá acontecer em 2 ou 3 encontros, considerando a carga hora de cada encontro (2, 3 ou 4h) e o envolvimento dos participantes, ou seja, capacidade de concentração e foco na discussão por exemplo.

2º MOMENTO: Planejamento na área/modalidade/ focando a disciplina de cada um, articulado com as Orientações Curriculares de Mato Grosso – este momento poderá ocorrer em 1 encontro, nele cada professor irá elaborar um plano de aula, pensando junto com os colegas, utilizando um instrumento de registro onde cada um articule a aula/conteúdo que esta trabalhando com a temática do sala de educador; pode ser em um exercício, texto, atividade, maneira de conduzir, processo avaliativo dentre outros; pedir para os professores trazerem neste dia livros, materiais didáticos, etc.

3º MOMENTO: desenvolvimento do plano na sala de aula.

4º MOMENTO: Aprofundamento: palestra /debates / filmes – este momento poderá ou não existir, dependendo da necessidade dos professores em retomar o assunto de outra maneira.

5º MOMENTO: Socialização das atividades desenvolvidas na sala de aula, com resultado e “reflexão do/pelo professor” – este momento poderá acontecer em 1 encontro, dependendo da organização das falas, por exemplo: se todos forem falar poderá ocupar 2 encontros, mais se, quando os professores chegarem eles se reunirem novamente nos grupos (uns 30 min.) discutirem e um socializar será mais rápido, sempre pedir a produção textual, ou seja, com anotações no caderno de campo ou instrumento de registro adequado.

METODOLOGIA para o estudo dos funcionários

1º MOMENTO: Estudo da “teoria”;

2º MOMENTO: Aprofundamento: palestra /debates / filmes – este momento poderá ou não existir, dependendo da necessidade dos funcionários em retomar o assunto de outra maneira.

3º MOMENTO: Atividade de articulação teoria e prática – este momento poderá ocorrer no horário do projeto sala de educador, sempre que possível com uso da sala de informática, também individual onde cada funcionário pense sobre a sua ação prática na escola, na identidade profissional, e escreva isso. Comece com pequenas ações.

4º MOMENTO: Socialização das atividades, com os resultados na prática e “reflexão do funcionário”.



ARTIGOS para ampliar conhecimento sobre Formação Continuada de Professores

Formação contínua de professores - são 5 artigos com diferentes olhares sobre os aspectos formativos dos professores. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/150934FormacaoCProf.pdf

Memória autobiográfica - uma possibilidade de metodologia no sala de educador.
http://www.geracoes.org.br/arquivos_dados/foto_alta/arquivo_1_id-45.pdf

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