sábado, 27 de junho de 2009

A teia do Hipertexto


O Hipertexto pode ser comparado a uma teia onde os fios são multiplas possibilidades de relações com multiplos conhecimentos. Formalmente é o termo que remete a um texto em formato digital [ou não], ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Foi criado pelo filósofo e sociólogo estadunidense Ted Nelson, pioneiro da Tecnologia da informação.
De acordo com a pesquisa na Wikipédia, a etimologia da palavra Hipertexto pode ser apresentada dessa forma: o prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas, ou seja, uma (re)construção coletiva. O termo hipertexto, cunhado em 1965, costumeiramente é usado onde o termo hipermídia seria mais apropriado.:
De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.
O volume de informações possibilitado pelos Hipertextos na internet é muito grande e os atrativos também. Por exemplo, quando pesquisei a palavra Hipertexto na wikipédia e a página se abriu, ali apareceram mais de 50 links em azul chamando a atenção e atraindo para mais leituras, e clicando em um deles surgiram mais, e mais, e mais... Infinita, simplesmente infinita.
O hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, que significa "Rede de alcance mundial" também conhecida como Web e WWW, um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na internet, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta. Mesmo assim se constitui a mais eficiente ferramento de pesquisa no contexto atual e suas principais características são: intertextualidade; velocidade; precisão; dinamismo; interatividade; acessibilidade; estrutura em rede; transitoriedade e organização multilinear.
A relação do hipertexto com a educação é muito útil para o processo de ensino e aprendizagem no contexto atual da sociedade da informação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita. Uma questão que se apresenta diante disse é porque ainda não é utilizada assim? O que falta para os nosso professores conseguirem trabalhar com essa ferramenta?

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